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quarta-feira, 2 de junho de 2010

18-05 Avaliação Mediadora

Nessa Aula o professor passou um texto sobre Avaliação Mediadora de Jussara Hoffmam

O que pretendo introduzir neste texto é a perspectiva
da ação avaliativa como uma das mediações pela qual
se encorajaria a reorganização do saber. Ação,
movimento, provocação, na tentativa de reciprocidade
intelectual entre os elementos da ação educativa.
Professor e aluno buscando coordenar seus pontos de
vista, trocando idéias, reorganizando-as.
"(HOFFMANN, 1991, p. 67)

"Se o aluno é considerado um receptor passivo dos conteúdos que o docente sistematiza, suas falhas, seus argumentos incompletos e inconsistentes não são considerados senão algo indesejável e digno de um dado de reprovação. Contrariamente, se introduzirmos a problemática do erro numa perspectiva dialógica e construtivista, então o erro é fecundo e positivo, um elemento fundamental à produção de conhecimento pelo ser humano. A opção epistemológica está em corrigir ou refletir sobre a tarefa do aluno. Corrigir para ver se aprendeu reflete o paradigma positivista de avaliação. Refletir a respeito da produção de conhecimento do aluno para encaminhá-lo à superação, ao enriquecimento do saber significa desenvolver uma ação avaliativa mediadora."

"Ou seja, o acompanhamento do processo de construção de conhecimento implica favorecer o desenvolvimento do aluno, orientá-lo nas tarefas, oferecer-lhe novas leituras ou explicações, sugerir-lhe investigações, proporcionar-lhe vivências enriquecedoras e favorecedoras à sua ampliação do saber."

"As exigências avaliativas, desprovidas muitas vezes de significado quanto ao desenvolvimento efetivo das crianças e dos jovens, favorecem a manutenção de uma Escola elitista e autoritária"

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