THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES

quarta-feira, 28 de abril de 2010

aula do dia 30-03-10

aula do dia 30-03-10
Nessa aula pesquisamos sobre os tipos de avaliação e sobre a provinha Brasil, A proposta foi responder Que tipo de avaliaçao é a provinha Brasil, Voce pode visualizar a resposta nessa postagem ou no google docs, Clicando no link abaixo:

Este documento está publicado na web.
http://docs.google.com/View?id=ddktd3m2_6hr2f3qct


Responder:
1- O que é a "provinha Brasil"?
2- O que é Avaliaçao diagnostica, Formativa ou somativa?


Que tipo de Avaliaçao é a "Provinha Brasil"?
Resposta:
1- Provinha Brasil é uma avaliação diagnostica

2- Tipos de avaliaçao.

Avaliação diagnostica

A avaliação diagnóstica pretende identificar problemas e/ou aspectos da escola em que há a necessidade de intervenção por parte da equipe gestora.
A avaliação diagnóstica abrange a caracterização
individual e coletiva da turma, bem como seu conhecimento prévio no que concerne a
linguagem alfabética, numérica e aos aspectos sociais, afetivos e culturais, tais informações
serão essenciais para a organização curricular do programa.

Avaliação formativa
A função formativa da avaliação, numa perspectiva ampla, supõe uma ação do
avaliador em direção ao desenvolvimento e crescimento do avaliado. Diversos autores têm
enfocado a avaliação formativa como possibilidade de melhoria do desempenho. O
conceito de avaliação formativa se opõe à avaliação somativa enfatizando a importância do
processo e não do produto. A noção de avaliação formativa foi proposta por Scriven em
1967 quando ao classificar na década de sessenta, as funções de avaliação definiu a função
formativa como processo de fornecimento de informações a serem utilizadas na melhoria
do desempenho, ainda que esta melhoria estivesse sob o poder do avaliador.

Avaliação somativa

Tipo de avaliação que ocorre ao final da instrução com a finalidade de verificar o que o aluno efetivamente aprendeu. Inclui conteúdos mais relevantes e os objetivos mais amplos do período de instrução; visa à atribuição de notas; fornece feedback ao aluno (informa-o quanto ao nível de aprendizagem alcançado), se este for o objetivo central da avaliação formativa; e presta-se à comparação de resultados obtidos com diferentes alunos, métodos e materiais de ensino. Foi assim classificada por Benjamin Bloom e seus colaboradores, cujos estudos apontam para outros dois tipos de avaliação: a formativa e a diagnóstica.
A classificação da avaliação foi concebida por Bloom com o intuito de clarear os objetivos do sistema educacional, sendo um apoio aos profissionais de educação que têm que elaborar avaliações e montagem de currículo, criando assim uma padronização do trabalho e facilidades na mensuração dos objetivos. A classificação considera o domínio cognitivo (Bloom cita ainda os domínios afetivos e psicomotor), na qual não são classificados relacionamentos de professores e alunos, materiais de ensino empregados, ou mesmo o conteúdo, mas sim, o comportamento esperado, ou seja, os modos em que os alunos devem agir, pensar ou sentir como resultado de sua participação em algum conteúdo.
Citação bibliográfica:
MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos."Avaliação somativa" (verbete). Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2002, http://www.educabrasil.com.br/eb/dic/dicionario.asp?id=299, visitado em 30/3/2010.


Provinha Brasil
Apresentação
A Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica do nível de alfabetização das crianças matriculadas no segundo ano de escolarização das escolas públicas brasileiras. Essa avaliação acontece em duas etapas, uma no início e a outra ao término do ano letivo. A aplicação em períodos distintos possibilita aos professores e gestores educacionais a realização de um diagnóstico mais preciso que permite conhecer o que foi agregado na aprendizagem das crianças, em termos de habilidades de leitura dentro do período avaliado.
A partir das informações obtidas pela avaliação, os gestores e professores têm condições de intervir de forma mais eficaz no processo de alfabetização aumentando as chances de que todas as crianças, até os oito anos de idade, saibam ler e escrever, conforme uma das metas previstas pelo Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação.
A Provinha Brasil é elaborada pelo Inep, e distribuída pelo MEC/FNDE para todas as secretarias de educação municipais, estaduais e do Distrito Federal. Assim, todos os anos os alunos da rede pública de ensino, matriculados no segundo ano de escolarização, têm oportunidade de participar do ciclo de avaliação da Provinha Brasil.

0 comentários: